Mestrado Profissional

PPGECM
por Portal PPG
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 20/12/2022 - 05:06

O curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) visa proporcionar a formação continuada a profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos no ensino das Ciências ou da Educação Matemática, buscando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho. Como consequência, a inserção da educação científica e tecnológica em todos os espaços da educação formal e não formal, bem como para sua reflexão contínua e crítica. Neste sentido, pretende-se oferecer uma visão crítica da formação de professores nos cursos de licenciatura, oportunizando a revisão de objetivos, currículos e programas. Portanto, o curso de Mestrado Profissional do PPGECM aprofunda as discussões e o pensar a formação de professores como processo contínuo, que subsidia o desenvolvimento de uma visão ampla e crítica em relação ao ensino de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática, desenvolvendo ações sistemáticas e interativas entre as áreas em nível nacional e internacional, de modo a proporcionar condições para abordagem e desenvolvimento de temas, projetos e produtos educacionais sob uma ótica interdisciplinar.

Durante o curso, o mestrando cursará disciplinas obrigatórias e eletivas (optativas), com professores das área de Física, Química, Biologia e Matemática com ampla experiência na Educação Básica e no Magistério Superior. Ao final, o mestrando deverá apresentar uma dissertação sobre o projeto de pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação de um(a) dos(as) docentes credenciados(as) no PPGECM.

Além disso, no Mestrado Profissional, diferentemente do mestrado acadêmico, "o mestrando necessita desenvolver um processo ou produto educativo e aplicado em condições reais de sala de aula ou outros espaços de ensino, em formato artesanal ou em protótipo. Esse produto pode ser, por exemplo, uma sequência didática, um aplicativo computacional, um jogo, um vídeo, um conjunto de vídeo-aulas, um equipamento, uma exposição, entre outros. A dissertação deve incluir necessariamente o relato fundamentado da aplicação do produto educacional desenvolvido" (Documento Orientador de APCN - Área 46 - Ensino, da Capes, 2019, p. 5-6).

 

Perfil do ingressante: 

O(a) ingressante do curso de Mestrado Profissional do PPGECM deverá apresentar curso de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Ciências Biológica, Física, Matemática ou Química, bem como aos portadores de diploma universitário de duração plena em outras áreas, que comprovem conhecimentos nas áreas de Biologia, Física, Matemática ou Química, por meio do exercício docente em alguma dessas áreas em escola pública ou privada e aos profissionais que atuem em contextos não formais ou informais de ensino. O curso é destinado, prioritariamente, a professores da Educação Básica (Fundamental e Médio) das escolas públicas ou privadas.

Documento de autorização: 
Duração Mínima: 
24 meses
Duração Máxima: 
36 meses
Conceito CAPES: 

Grade Curricular

Currículo 2018 - Situação ativa
Disciplina Tipo Créditos Carga horária Ficha da disciplina
Conteúdos e Metodologias do Ensino da Matemática Obrigatória 4 60 PGECM03
Fundamentos e Pressupostos Teóricos para o Ensino de Ciências e Matemática Obrigatória 4 60 PGECM01
Metodologias do Ensino de Ciências Obrigatória 4 60 PGECM02
Prática Docente Supervisionada Obrigatória 2 30 PGECM24
Proficiência em Língua Estrangeira Obrigatória 1 15 PGECM26
Tópicos da História e Filosofia da Ciência e da Matemática I Obrigatória 4 60 PGECM04
A Evolução das Ideias Químicas Optativa 4 60 PGECM11
Biologia: Abordagens Temáticas Optativa 4 60 PGECM08
Conteúdos da Biologia na Educação Básica Optativa 4 60 PGECM13
Ensino de Biologia e Sexualidade: Aproximações Pertinentes Optativa 4 60 PGECM10
Física Clássica Optativa 4 60 PGECM05
Física Moderna e Contemporânea Optativa 4 60 PGECM06
Internet e o Ensino de Biologia Optativa 4 60 PGECM09
Modelagem Matemática Optativa 4 60 PGECM07
O Ensino de Conceitos Químicos Optativa 4 60 PGECM12
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática Optativa 4 60 PGECM16
Temas e Projetos Interdisciplinares na Educação Científica e Matemática Optativa 4 60 PGECM17
Tópicos em Conteúdo de Matemática: Conceitos e Ideias no Processo de Investigação Matemática Optativa 4 60 PGECM14
Tópicos Especiais em Conteúdo de Ensino de Ciências: A Pedagogia dos Museus e as Possíveis Interfaces com a Escola Optativa 4 60
Tópicos Especiais em Conteúdo de Ensino de Ciências: Currículo e Educação Ambiental na Educação Básica Optativa 4 60
Tópicos Especiais em Conteúdo de Ensino de Ciências: Desenvolvimento Sustentável e CTSA Optativa 4 60
Tópicos Especiais em Conteúdo de Ensino de Ciências: Pesquisa em Ensino de Ciências Optativa 4 60
Tópicos Especiais em Conteúdo de Ensino de Ciências: Projetos em espaços formais e não formais do ensino Optativa 4 60 PGECM27B
Tópicos Especiais em Educação Matemática Optativa 4 60 PGECM21
Tópicos Especiais em Educação Matemática: Etnomatemática, etnociências e decolonialidade: saberes e contextos na pesquisa e na prática docente Optativa 4 60 PGECM21A
Tópicos Especiais em Educação Matemática: História Oral em Educação Matemática – ideários, discursos e práticas de pesquisa Optativa 4 60 PGECM21B
Tópicos Especiais em Ensino de Ciências: Conteúdos de Ciências para a Inclusão Optativa 4 60 PGECM14B
Tópicos Especiais em Ensino de Ciências: Ênfase em Metodologia de Pesquisa Optativa 4 60
Tópicos Especiais em Ensino de Ciências: Metodologia de Pesquisa com ênfase nos produtos educacionais Optativa 4 60 PGECM20C