Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 04/05/2021 - 13:53
Histórico:

O Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional – PPGECM - foi criado em 2013 e é administrado pelo consórcio formado pelo Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade de Matemática e pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal. O PPGECM conta com 20 professores doutores nas áreas de ensino de Física, Química, Biologia e Matemática com ampla experiência na Educação Básica e no Magistério Superior.

O Programa é destinado, prioritariamente, a professores da Educação Básica (Fundamental e Médio) das escolas públicas ou privadas, que sejam graduados em Ciências Biológicas, Física, Química ou Matemática. A critério do Colegiado do PPGECM, poderão ser aceitos no Programa profissionais portadores de diploma universitário de duração plena em outros campos do saber, que comprovarem conhecimentos em Biologia, Física, Química ou Matemática, por meio da regência de aulas em alguma dessas áreas, em escolas públicas ou privadas. O PPGECM aprofunda as discussões e o pensar a formação de professores como processo contínuo, que subsidia o desenvolvimento de uma visão ampla e crítica em relação ao Ensino de Ciências e Matemática, desenvolvendo ações sistemáticas e interativas entre as áreas em nível nacional e internacional, de modo a proporcionar condições para abordagem e desenvolvimento de temas, projetos e produtos educacionais sob uma ótica interdisciplinar.

Assista o vídeo institucional do PPGECM: https://youtu.be/gzoXcEGpB74

Objetivo:

Os objetivos gerais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Nível Mestrado Profissional - da Universidade Federal de Uberlândia, na modalidade de Mestrado Profissional, são:

I. proporcionar formação continuada a profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos no ensino das Ciências ou da Educação Matemática, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

II. formar mestres comprometidos com a difusão do conhecimento em educação científica e tecnológica para o exercício em instituições de ensino de todos os níveis de escolaridade e em outros campos onde sejam possíveis trabalhos em educação científica e tecnológica.

Missão:

O PPGECM tem como missão:

I. contribuir para a inserção da educação científica e tecnológica em todos os espaços da educação formal e não formal, bem como para sua reflexão contínua e crítica;

II. pensar a formação de professores como processo contínuo, que subsidia o desenvolvimento de uma visão ampla e crítica em relação ao Ensino de Ciências e Matemática;

III. desenvolver ações sistemáticas e interativas entre as áreas de ensino de Biologia, Física, Matemática e Química, em nível nacional e internacional, de modo a proporcionar condições para abordagem e desenvolvimento de temas, projetos e produtos educacionais sob uma ótica interdisciplinar.

IV. proporcionar uma visão crítica da formação de professores nos cursos de licenciatura, oportunizando a revisão de objetivos, currículos e programas.

Infraestrutura:

O PPGECM conta com diversos laboratórios nos campi UFU, como Laboratório do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas – NUTEC, Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Laboratório Pedagógico de Educação Química – Lenq, Laboratórios Didáticos de Química – IQUFU, Laboratório de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Educação Química – NEPEQ, Laboratório de Física – INFIS, Laboratório de Prática de Ensino de Física (LabEF), Laboratório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - ICENP/UFU e, o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) – campus Pontal. Além disso, o programa possui vários recursos disponíveis para que os discentes utilizem em nas atividades associadas às suas pesquisas ou na produção do produto educacional como, computadores, notebooks e netbooks, rede internet, impressoras multifuncionais, filmadoras, máquinas fotográficas digitais, projetores multimídia (datashow), webcams, caixas de som e, gravadores de áudio. A UFU dispõe de três bibliotecas: Biblioteca Central - Campus Santa Mônica, Biblioteca do campus do Pontal e, Biblioteca do campus Umuarama, além de auditórios e salas de aula, associadas a infraestrutura das unidades consorciadas, de uso preferencial para atividades da pós-graduação, salas de web conferência na Faculdade de Matemática, do Instituto de Química e, no Instituto de Ciências Integradas do Pontal com equipamentos de videoconferência. Os docentes e discentes do PPGECM contam ainda com as infraestruturas de dois museus, nas dependências da UFU: Museu de Ciências "Diversão com Ciência e Arte" – Dica e, Museu de Biodiversidade do Cerrado. A utilização destes espaços seja para as atividades relacionadas às disciplinas, seja para as pesquisas ou para a aplicação dos produtos educacionais, possibilita aos discentes e para os egressos uma formação qualificada para a atuação docente de forma a atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais.

Horário de atendimento:
(alterar) Segunda a sexta-feira - 7h às 11h30 / 13h às 15h30