Áreas e Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

Ensino de Ciências e Matemática

A área de concentração “Ensino de Ciências e Matemática” do PPGECM envolve projetos e pesquisas articulados às áreas de Ciências da Natureza e Matemática, tendo como foco principal as investigações sobre a docência e sobre os processos de aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. A aproximação e a integração de saberes disciplinares das áreas do Ensino de Ciências e da Educação Matemática possibilitam um novo olhar para as questões do ensino, da aprendizagem, do currículo e da formação de professores e pesquisadores. As pesquisas realizadas enfocam temas que discutem as relações entre saberes científicos/escolares e culturais, propondo a desfragmentação do conhecimento, na medida em que o amplia e o problematiza. São propostos estudos sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática em espaços formais e não formais, o currículo da educação básica e da formação de professores(as) e a produção de recursos didáticos e tecnológicos para a educação escolar.