Formação de professores em Ciências da Natureza e Matemática

por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 30/04/2021 - 16:02
Última modificação: 10/05/2021 - 07:40

Os projetos em Formação de Professores em Ciências e Matemática preocupam-se em propiciar ao docente um aprofundamento dos seus saberes teóricos e práticos no sentido de contribuir para a construção de novos cenários educacionais na sua área de atuação. Visam propiciar um aprofundamento teórico-metodológico ao professor das áreas de Biologia, Física, Química, Ciências e Matemática por meio de estudos e elaboração de instrumentos e práticas que lhes propiciem desenvolver metodologias inovadoras referentes aos currículos de Ciências e Matemática em todos os níveis de ensino, enfocando o ambiente escolar, as políticas educacionais e os espaços não-formais de educação. Os projetos em desenvolvimento nesse tema de pesquisa abordam investigações contextualizadas e relacionadas à formação inicial e continuada de professores destas áreas de ensino. Contempla a investigação e a elaboração de produtos educacionais relacionados a: P1 - políticas públicas de formação docente; P2 – currículos; P3 – planejamento e avaliação educacional; P4 - aprofundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciência e para a Educação Matemática, com destaques para a educação em saúde, educação ambiental, inclusão social, avaliação da aprendizagem e tecnologias educacionais; P5 – atuação docente na educação popular; P6 – atuação docente no ensino profissionalizante; P7 – atuação docente na educação de adultos; P8 – atuação docente em espaços não formais de educação, como Museus, Parques e Centros de Ciências; P9 – atuação docente na alfabetização e divulgação cientifica.

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