Ensino e Aprendizagem em Ciências da Natureza

Publicado: 30/04/2021 - 15:56
Última modificação: 10/05/2021 - 07:38

Por muito tempo acreditou-se que os fenômenos naturais poderiam ser compreendidos através da observação e raciocínio. Com isso, o ensino de Ciências era centrado na memorização de conceitos e conhecimento do patrimônio científico, criando-se um distanciamento entre esses conhecimentos e o cotidiano do estudante. Esse modelo de ensino, conhecido como tradicional, cujo foco da transmissão de conhecimentos é o professor e o livro didático, ainda é comum nas salas de aula. De maneira bastante simplificada, o surgimento da escola nova dá origem a uma nova visão educacional, baseada na valorização da participação do aluno, em prol de uma aprendizagem significativa, e na valorização de conteúdos formativos em detrimento dos conteúdos vistos como informativos. Ainda assim, essa perspectiva não foi alcançada por muitas das escolas, em que o ensino tradicional persiste, o que contribui para a manutenção desse processo. Esses e outros desafios apontam para a necessidade de se refletir sobre quais as ações que podem ser pensadas para romper com esses e outros desafios comuns ao ensino e aprendizagem em Ciências? Nessa perspectiva, os projetos inseridos da Linha de Pesquisa “Ensino e Aprendizagem em Ciências da Natureza” preocupam-se com o estudo e a reelaboração dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências, assim como com a utilização de novas metodologias que contribuam para desvelar cenários alternativos no ensino de Ciências. Objetivos: Estudar fatores psicológicos (cognitivos e afetivos) e sociais que influenciam o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas da área de Ciências da Natureza, tais como: formação de conceitos, solução de problemas, habilidades, atitudes, crenças e concepções. Estudar e implementar ações no ensino de Ciências da Natureza com vistas ao desenvolvimento e disponibilização de metodologias e materiais didáticos inovadores, envolvendo também a utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino. Analisar questões relacionadas à avaliação e suas contribuições para o ensino. Promover o estudo e análise de guias e materiais didáticos, a fim de compreender o processo de transposição didática nos mesmos.