Ações em Educação Matemática

por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 30/04/2021 - 15:44
Última modificação: 10/05/2021 - 07:34

Educação Matemática é uma área de pesquisa com implicações pedagógicas e perplexidades em contextos educacionais mostrando-se delineada para atuar em reflexões e no entendimento de que o perfil e a prática docente atual do professor (especificamente do professor de Matemática) são construídos a partir de muitos fatores políticos e de demandas culturais, bem como de suas formações inicial e continuada, durante as quais o professor desenvolve muitos saberes profissionais (TARDIF, 2002). A partir da dimensão escolar, é muito comum ouvirmos que “para estudantes, conteúdo ministrado em aula está distante da realidade” (Informativo do INEP, 2004). O estado atual da Educação no Brasil, na maioria das vezes, reflete uma realidade sem aparentes atrativos para crianças, adolescentes e adultos: uma educação considerada por eles desagradável e desinteressante. Entretanto, é possível encontrarmos experiências e investigações que têm buscado redimensionar crenças e valores, com o propósito de transpor o estado atual da Educação. Com certeza as formas de ensino do conhecimento matemático contribuem para esta situação (D´AMBROSIO, 1986), o que pode ser constatado pelos baixos níveis de proficiência dos alunos nos conteúdos escolares básicos: “Matemática: 52% dos estudantes apresentaram desempenho considerado crítico ou muito crítico. Por outro lado, pouco mais de 6% dos estudantes apresentaram o desempenho considerado adequado para a quarta série” (INEP, 2004, p.26). Esses índices são ainda maiores quando observado os anos finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, essa pesquisa se insere em um movimento de busca e investigação por alternativas, estratégias e metodologias de ensino, tendo como objetivo principal minimizar a realidade apresentada pelos números apresentados pelo INEP e repensar a concepção de ensino e de aprendizagem do conhecimento matemático. Como objetivo específico, pretende-se elaborar propostas de ensino envolvendo conceitos matemáticos, utilizando as Tendências em Educação Matemática (resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática, educação estatística, dentre outras) como encaminhamento teórico-metodológico no trabalho com os alunos do Ensino Fundamental e Médio.