Educação e Saúde: Entendendo a Dengue através da Elaboração de Podcasts como Material (In)Formativo

Publicado: 27/10/2023 - 11:43
Última modificação: 27/10/2023 - 11:43
Orientador(es):

Dengue Cast é uma coleção de cinco podcasts sobre a Dengue disponível no aplicativo Anchor, abordando: o histórico da epidemia, endêmica em países tropicais (primeiro episódio); seu agente etiológico, o mosquito vetor, resposta imune e medidas profiláticas. A segunda narrativa busca destacar as diferenças entre os quatro sorotipos, enquanto o terceiro podcast destaca os meios de precaução tanto individuais como coletivos, através de experiências relevantes, pessoais, juntamente com conhecimentos profissionais, indicando os principais desafios, soluções e perspectivas de enfrentamento. O quarto podcast é dedicado a abordar as diferenças dos tipos de vacinas e o quinto é uma problematização do sistema imune humano e como as células desse sistema respondem à entrada do vírus no organismo. As quatro primeiras narrativas são elaboradas em formato de sessão de terapia, nas quais a personagem Senhora Aede vai discorrendo sobre os assuntos, em geral em forma de diálogo com o personagem Terapeuta. No quinto episódio, Cláudia, professora de Ciências, leva seu filho Jorginho, convalescente de dengue, ao médico e o Dr. Luís conversa com o garoto sobre como o corpo elabora a resposta imune. A duração de cada episódio é de até 15 minutos, apropriada para estudantes do Ensino Fundamental.