Orientações pós-defesa de dissertação PPGECM

Documentos / Mestrado
Definições:

Orientações após a Defesa

1. No prazo máximo de 3 dias após a defesa, caso a banca tenha sugerido alteração do título de seu trabalho, altere a ficha catalográfica e informe a Secretaria do PPGECM, pelo e-mail secretaria@ppgecm.ufu.br, a fim de evitar problemas com o registro da sua defesa em histórico escolar. A ficha catalográfica deve ser inserida na sua dissertação após a capa e a contracapa (3ª página).

2. Corrija sua dissertação dentro do prazo estipulado pela banca. O regulamento do PPGECM estipula um prazo de 60 (sessenta dias) para realizar os procedimentos necessários para finalização do Curso. Lembrem-se que todos esses procedimentos são de responsabilidade do discente.

3. Solicite ao PPGECM, pelo e-mail secretaria@ppgecm.ufu.br, cópia da ata digitalizada. A ata deve ser inserida na sua dissertação após a ficha catalográfica (4ª página).

4. Após a correção, busque o DOI das suas referências e, na sequência, salve sua dissertação em PDF/A. Acesse o Repositório da UFU para ter acesso às orientações sobre o cadastro do usuário, a submissão, preenchimento do termo de autorização e autoarquivamento.

5. O Termo de autorização para publicação no Repositório Institucional da UFU deverá ser preenchido, assinado, digitalizado em PDF e, encaminhado à secretaria do PPGECM - secretaria@ppgecm.ufu.br.

Neste e-mail, informe se o título do trabalho mudou ou é o mesmo informado no dia da defesa e, confirme que o(a) orientador(a) já liberou o trabalho no repositório. No corpo do e-mail, coloque o seguinte texto: "Eu, (nome do aluno) envio o termo de autorização para publicação no repositório institucional UFU da minha dissertação de Mestrado (título da dissertação)". Ao e-mail, além do termo de autorização, anexe os seguintes documentos:

• o arquivo completo da dissertação em PDF-A desprotegido;
  • o arquivo completo do produto em PDF-A desprotegido
  • o 'print' da tela comprovando que depositou o trabalho no repositório.

Observação: Os demais procedimentos para o registro do diploma cabem ao PPGECM, mas é fundamental o acompanhamento do andamento, por parte do(a) discente. Caso sejam necessários outros procedimentos, a secretaria do Programa entrará em contato por e-mail.

Orientações sobre o Produto Educacional

Para o Repositório da UFU, o produto educacional deverá ser inserido como um apêndice da dissertação. Lembre-se de citar o título do produto no resumo da dissertação!

Além disso, é obrigatório que o produto seja apresentado em versão separada da dissertação. Ao ser lido, o produto deve ser compreensível sem necessidade de leitura da dissertação conforme normas da área 46 - CAPES. Por isso, deve conter descrições que permitam reproduzi-lo e utilizá-lo em condições de sala de aula ou outros locais de ensino.

O produto educacional deve ser publicado no EDUCAPES. Esse repositório é recomendado pela CAPES e serve, também, como parâmetro de avaliação dos programas de pós-graduação. No momento, apenas o coordenador do Programa tem acesso ao cadastro na Educapes, por isso, o produto deve ser enviado em PDF para o e-mail da coordenação (coordenador@ppgecm.ufu.br).

Tanto o(a) orientador(a) quanto o(a) discente devem realizar o registro da produção no Lattes. No caso dos(as) orientadores(as), deve haver registro de orientação (concluído) e na aba “produção técnica”, o produto educacional pesquisado, aplicado, analisado e concluído.

Serviços Relacionados:
Setor Responsável: