Uma trilha de aprendizagem matemática por meio de trabalho com projetos Inteligência Artificial na perspectiva da narrativa transmídia

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 10/02/2023 - 15:33
Última modificação: 10/02/2023 - 15:33
Ano da defesa: 
2022

Este Webfólio ou Portfólio digital é usado para possibilitar o acesso em rede de aluno e professores conectados pela internet, nesta nova modalidade de ensino remoto, são desenvolvidas metodologias de trabalhos com projetos utilizando a trilha de aprendizagem como estratégia. Com isso a base do ensino remoto está no uso de tecnologias digitais em ambientes virtuais de aprendizagem, para isto, entenda que trabalhar com projetos significa empregar o uso de metodologia com estratégias didáticas e recursos tecnológicos para o compartilhamento de conhecimento. O webfólio têm a sua importância com a convergência das TDICs, para Miranda (2017, p.273) "utilizar wébfólio significa inseri-los no contexto também das tecnologias da informação e comunicação a serviço das aprendizagens e do processo avaliativo", portanto, neste produto educacional utilizamos a metodologia WebQuest como trilha de aprendizagem, estratégia, ferramenta, recurso tecnológico de uma aplicação de sequência didática. A trilha de aprendizagem compreendida como um caminho um modelo a percorrer para obter uma aprendizagem. Com isso, a webquest sendo utilizada na perspectiva de trilha de aprendizagem contribui com conceitos, passos, procedimentos e recursos que leva a um caminho de ensino comunicação sendo um caminho no processo de aprendizagem. Contudo, este webfólio ou portfólio estará disponível na ferramenta Google Sites; pois tem a finalidade de criar páginas na web gratuitamente promovendo uma aprendizagem colaborativa compartilhando a sequência didática, 1. "WebQuest: A Matemática na/da Máquina de lavar roupa" e a sequência didática 2: "Projeto Inteligência Artificial na perspectiva da narrativa transmidia aprendizagem em matemática".