Uma proposta sobre educação financeira escolar crítica

Publicado: 08/05/2021 - 15:15
Última modificação: 11/05/2021 - 06:11
2020

Este produto educacional é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Possibilidades didáticas com Educação Financeira Escolar Crítica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, apresentada no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Fica o convite para conhecer a dissertação. Este material constitui-se de um conjunto de tarefas no âmbito da Educação Financeira Escolar que aborda temas do cotidiano levando os estudantes a refletir sobre questões financeiras, tomada de decisão, relação de necessidade e desejo, orçamento, além de assuntos que podem surgir durante a realização das tarefas propostas. Na elaboração desta proposta de ensino, nossa intenção foi colaborar para oportunizar em sala de aula um ambiente de investigação propício a suscitar reflexões acerca do tema. As sugestões poderão ser utilizadas integralmente ou adaptadas de acordo com realidade de suas turmas. Organizamos o material com foco nos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entretanto, acreditamos ser possível adaptá-lo para outros níveis de ensino. Vale salientar que você não precisar ser professor de matemática para recorrer a estas sugestões. Sinta-se à vontade para fazer adaptações, inserir novas indicações às leituras sugeridas, novos blocos de discussões, tarefas, tornando a material atual e propicio a suas possibilidades e necessidades. Nós desejamos que você tenha uma ótima leitura e que se inspire nas suas práticas. Que as sugestões sejam espaço de troca e incentivo.