Sequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamental

Publicado: 08/05/2021 - 12:09
Última modificação: 11/05/2021 - 06:15
Autor(es):

Essa proposição didática é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “Propostas didático metodológicas para o ensino de genética no ensino fundamental”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática - PPGECM da Universidade Federal de Uberlândia.Com base nas leituras e nas experiências vivenciadas ao longo do mestrado, foi possível redefinir a proposta da sequência didática sobre Genética, que tem como foco principal promover o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pelo professor. Pensando na perspectiva de um trabalho reflexivo, onde a atividade docente pode promover mudanças significativas no âmbito social e cultural, é que o potencial ensino e aprendizagem pode ser explorado. Assim, esta proposta objetiva sugerir aos docentes, atividades realizadas que obtiveram êxito em suas proposições, trata- se de uma articulação entre atividades com perspectiva construtivista, onde a concepção do conhecimento parte da participação ativa dos alunos. Nesta perspectiva evidenciam a interação entre os sujeitos, de maneira que o docente articulando consegue mediar o conhecimento tornando-o significativo e os alunos constroem seus saberes a partir dessa interação. Assim, espera-se que este material possa subsidiar o docente em suas práticas e criar possibilidades de enriquecer ainda mais suas aulas. Cabe ainda ressaltar a necessidade de o educador refinar a sua criticidade, buscar o saber docente com reflexão, estudo e ousadia.