Sequência Didática para a Abordagem do Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental

Publicado: 24/05/2021 - 15:13
Última modificação: 24/05/2021 - 15:13
Orientação:

A sequência didática tem como foco principal a tentativa de promover o engajamento dos estudantes em atividades propostas pelo professor a fim de compreender a natureza da luz como partícula a partir do fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Esta sequência didática foi preparada para ser desenvolvida em 10 (dez) aulas de 50 (cinquenta) minutos cada, tendo por objetivo apresentar conteúdos de Física Moderna e Contemporânea numa linguagem simples e que auxilia a compreensão das tecnologias atuais que modificam nossa interação com o mundo. A SD tem como foco principal a tentativa de promover o engajamento dos estudantes em atividades propostas pelo professor a fim de compreender a natureza da luz como partícula a partir do fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Este fenômeno foi crucial para o reaparecimento do modelo corpuscular proposto para a luz a partir da explicação dada por Albert Einstein. Esta sequência didática, preparada para ser desenvolvida em 10 (dez) aulas de 50 (cinquenta) minutos cada, tendo por objetivo apresentar conteúdos de Física Moderna e Contemporânea numa linguagem simples e que auxilia a compreensão das tecnologias atuais que modificam nossa interação com o mundo. Nesse empreendimento, pautou-se no uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recursos didáticos e em técnicas de ensino da área educacional que intencionam colocar o estudante em uma posição ativa durante seu processo de aprendizagem. Todas as atividades descritas nessa SD servirão como referencial para que os professores tenham uma breve orientação para se orientarem ao longo da aplicação, portanto elas servirão como modelos, podendo ser substituídas por outras atividades de acordo com as suas realidades.