Sequência didática “Nosso Cerrado” para os anos iniciais do ensino fundamental

Publicado: 10/02/2023 - 16:01
Última modificação: 10/02/2023 - 16:01
2022

O contexto de sala de aula permeado por distintas esferas sociais oportuniza diferentes experiencias e aprendizagens por meio das interações e diálogos. Neste sentido nós professores (as) nos deparamos com problemáticas decorrentes desta estrutura macro, que envolvem tanto a nossa realidade quanto a dos estudantes, que trazem consigo artefatos que nos permitem refletir sobre o contexto no qual estamos inseridos. Por meio de tais experiencias, surge o assunto motivador do trabalho, “O Cerrado”, bioma no qual Minas Gerais abriga a maior extensão territorial e atualmente com sua fauna e flora cada vez mais ameaçadas. Cabe ressaltar que o assunto se trata de uma problemática real, considerando a exploração frequente do bioma. A realização desta Sequência Didática considera os conhecimentos e vivências dos estudantes e tem como elemento inicial o tema que faz parte da realidade dos estudantes e atua como disparador para as discussões acerca da temática. Por meio da perspectiva explanada, objetiva-se desenvolver um projeto materializado por uma sequência didática, na qual temos como elemento central as contribuições de professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). E por qual razão é possível conceber essa ideia? Entendemos que as percepções dos docentes em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais são de extrema importância, visto que por meio de tal pesquisa este produto foi construído. Com base nas diferentes perspectivas dos sujeitos que compõem o espaço escolar, buscamos a abordagem da temática por meio do processo dialógico, um movimento mediado pelas interrelações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no âmbito de um processo crítico e emancipatório.