Sequência Didática: Ensinando Física por meio da Resolução de Problemas

Publicado: 10/05/2021 - 15:49
Última modificação: 11/05/2021 - 06:02
Orientação:

Proposta para a (re)significação do Ensino de Física na Educação Básica, a partir da formação de professores, esta sequência didática disponibiliza uma possibilidade para ensinar a Física de maneira contextualizada, reflexiva, gerando autonomia no estudante e destacando-o como principal sujeito em seu processo de ensino e aprendizagem. O Ensino Investigativo pode ser um caminho para ajudá-lo em suas aulas. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa sistematizada da perspectiva metodológica da Resolução de Problemas como uma proposta investigativa no contexto da Física, realizamos esta sequência didática, vinculada ao Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia pautados em trabalhos divulgados nos Simpósio Nacional de Ensino de Física. Esperamos que ela possa contribuir com sua prática docente e acrescentar em sua formação.