Sequência Didática de Ciências: “Água no ambiente” para as séries iniciais

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 12/05/2021 - 15:36
Última modificação: 12/05/2021 - 15:36
Ano da defesa: 
2017

Esta proposta de sequência didática, que representa o produto final de uma dissertação de Mestrado Profissional, visa subsidiar o trabalho dos professores dos anos iniciais. A mesma contempla, em sua metodologia, o caráter interdisciplinar; a tendência de ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), além da importância da utilização das TIC e das atividades com caráter investigativo. A proposta tem como objetivo descrever a importância da água para a manutenção da vida em nosso planeta, conhecer e compreender como a mesma se recicla no ambiente, na dinâmica do ciclo hidrológico. Ao entender como se processa esse ciclo, o estudante passará a identificar as suas fases e sua contribuição para a formação de rios, lagos, fontes de água potável, também aborda a importância dos vegetais para o ciclo, analisa a situação desse recurso em nosso país e enfatiza sua importância para a manutenção da vida em nosso planeta (GEHLEN; MALDANER; DELIZOICOV, 2012). É fundamental ressaltar que a proposta de sequência didática (SD) que foi elaborada, não tem a pretensão de desenvolver todas as potencialidades do tema Água no Ambiente, afinal, o mesmo é muito amplo e no contexto educacional pode ser trabalhado a partir de várias perspectivas. Por meio de tal recurso metodológico, pretende-se contribuir com o trabalho dos professores em sua prática docente.