Roteiros de atividades práticas: Ciências e Biologia

Publicado: 23/05/2021 - 10:47
Última modificação: 23/05/2021 - 10:47
2018

O presente trabalho constitui o produto educacional resultado da dissertação de mestrado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, sob a orientação da Profª. Drª. Alessandra Riposati Arantes. Trata-se de um conjunto de roteiros de atividades práticas que esperamos que possam contribuir com o trabalho dos professores de Ciências e Biologia. Este material tem por objetivo estimular você a desenvolver o trabalho prático, que são tarefas educativas que requerem do estudante a experiência direta com o material presente fisicamente, com o fenômeno e/ou com dados brutos do mundo natural ou social. As atividades práticas devem dar a possibilidade para o estudante abstrair informações do objeto ou fenômeno estudado, sejam confirmações de informações anteriores ou novas, tendo o aluno que participar diretamente da obtenção de dados da atividade. Contribuem ainda para: • Motivar e despertar a atenção dos alunos • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo • Desenvolver a iniciativa pessoal e tomada de decisão • Estimular a criatividade • Aprimorar a capacidade de observação e registro de informações • Aprender a analisar dados e propor hipóteses para os fenômenos • Aprender conceitos científicos • Detectar e corrigir erros conceituais dos alunos • Compreender a natureza da ciência e o papel do cientista em uma investigação • Compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade e, • Aprimorar habilidades manipulativas.