Reações de oxirredução em diferentes contextos: ênfase nos processos eletroquímicos

Publicado: 19/05/2021 - 05:48
Última modificação: 19/05/2021 - 05:48
Orientação:

Caro leitor, este material de apoio didático foi idealizado por uma professora de Química da Educação Básica, como produto de sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (PPGECM/UFU). Este material busca auxiliar professores e futuros docentes da Educação Básica acerca de alguns tópicos relacionados ao conteúdo de reações de oxirredução com enfoque em processos eletroquímicos, possibilitando um estudo sucinto sobre o assunto. Além de fornecer subsídios para a elaboração de aulas dinâmicas e contextualizadas. É importante destacar a abordagem de reações de oxirredução em diferentes momentos e contextos, possibilitando assim, a utilização de outras reações e não apenas a abordagem de pilhas e baterias, como geralmente vem sendo proposto nos livros didáticos, inclusive, de forma separada, no capítulo específico “Reações de Oxirredução e Eletroquímica”. A abordagem do conteúdo tem o objetivo de ser contextualizada e de fácil compreensão, buscando tornar o assunto prazeroso, principalmente para aqueles que ainda não perceberam sua importância. Procuramos mostrar que a Química está presente em nosso cotidiano, e não desvinculada, como geralmente ocorre. Tendo em vista que muitas vezes são apresentados definições e algoritmos que na maioria das vezes levam o aluno apenas a memorizar. Para a elaboração deste material didático, foi realizado um amplo levantamento em artigos, dissertação, teses e livros didáticos. Além disso, os resultados obtidos em um curso oferecido para futuros professores de Química foram significativos para indicar pontos que poderiam ser mais detalhados. O material de apoio didático para a Educação Básica é divido em tópicos, que apresentam subtópicos, questões para reflexão, sugestão de leitura para você professor e futuro, além de atividades práticas e alguns exercícios. Espero que a leitura seja agradável e contribua para uma nova perspectiva sobre a própria Eletroquímica. Sugestões e críticas são bem-vindas.