A Química perto de você: subsídios para a educação ambiental

Publicado: 14/06/2021 - 14:05
Última modificação: 14/06/2021 - 14:05
2017

O Caderno foi construído com o intuito de levar para as escolas uma nova abordagem no âmbito da Educação Ambiental, voltada aos alunos do Ensino Médio e Fundamental. Trata-se de um esforço no sentido de disponibilizar aos professores informações relacionadas ao meio ambiente e suas implicações, sobre o meio físico em que vivemos, e em que medida a interferência do homem pode gerar problemas ambientais. Visando abordar questões ambientais relacionadas ao planeta Terra, onde existem três tipos de ambientes essenciais na Terra: hidrosfera, atmosfera e litosfera. O conjunto desses ambientes forma a biosfera. O material apresenta: normas de segurança em laboratório; tabela de análise das substâncias retirada da Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico; análise dos experimentos dos Artigos Acadêmicos da Revista Química Nova na Escola relacionados à temática Ambiental classificados nas esferas terrestres e, análise dos textos dos Artigos Acadêmicos da Revista Química Nova na Escola relacionados à temática Ambiental classificados nas esferas terrestres. Todos os temas abordados no Caderno de Atividades Experimentais com abordagem contextualizada são retirados dos Artigos Acadêmicos da Revista Química Nova na Escola, com a finalidade de estimular os professores a discutir problemas ambientais vigentes, situações vivenciadas dentro da realidade do aluno.