Quantificação e o Novo Sistema Internacional de Unidades: pensando algumas faces da poluição

Publicado: 13/05/2021 - 15:33
Última modificação: 13/05/2021 - 15:33
Orientação:

Escolhemos o problema da poluição como motivação para discutir as unidades fundamentais integrantes do Sistema Internacional de Unidades. A utilização excessiva e sem planejamento do plástico e o problema do seu descarte são abordados a fim de analisar a quantificação de massa, tempo e comprimento. Atividades experimentais utilizando balanças são articuladas ao funcionamento desse equipamento para entender as definições das unidades elétricas. A linearidade da proporção também é utilizada para estudar o funcionamento do termômetro. Nessa perspectiva de contextualizar as unidades de medida em relação ao problema da poluição, a intensidade luminosa é tratada evidenciando que o olho humano não é um bom detector para a intensidade da radiação, já que as células da retina absorvem majoritariamente na faixa do azul. Situações cotidianas são quantificadas, como o descarte de absorventes higiênicos ou a escolha de lâmpadas para a utilização residencial.