Projeto de Ensino: Transversalidade, Matemática e Saúde

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 11/05/2021 - 15:40
Última modificação: 11/05/2021 - 15:40
Ano da defesa: 
2019

Este material é fruto da pesquisa realizada na dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, intitulada “O Tema Transversal Saúde: saberes na formação inicial em Matemática e Biologia”. Tal proposta foi desenvolvida no intuito de colaborar com a educação sobre temas transversais, em específico sobre o Tema Transversal Saúde na formação inicial. Este trabalho foi desenvolvido por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL), um método de capacitação ativa que propõe a inclusão de atividades práticas como instrumento de ensino. Trabalhar com projetos é a tentativa de integrar diferentes conhecimentos e estimular o desenvolvimento de habilidades, a partir de um problema ou questão que seja incitadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação. A ideia é que essa proposta seja desenvolvida em laboratório de ensino por professores de Licenciatura ou nas salas de aula da educação básica, com o objetivo de estimular o trabalho sobre o Tema Transversal Saúde pelos professores. Este material foi produzido para auxiliar professores e futuros professores de Matemática e Biologia no trabalho de alcance da promoção da Saúde.