Produto Educativo: site educacional do Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM)

Publicado: 27/10/2023 - 09:59
Última modificação: 27/10/2023 - 09:59
Orientador(es):

O Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM) é um projeto que foi idealizado em 2017 por um professor, na época, licenciando em Matemática. A partir do ano de 2018 o projeto foi retomado como parte de sua pesquisa de mestrado no PPGECM, com 20 estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas municipais e estaduais. O projeto contou com a colaboração voluntária de mais três profissionais: uma professora de matemática, uma professora de ciências/biologia e uma psicóloga, que atuam como orientadores dos trabalhos dos estudantes. Sem um espaço próprio, o GICEM conta com o apoio de escolas que oferecem seus laboratórios de informática para realização dos encontros. Nas reuniões semanais do GICEM, os estudantes buscam levantar questionamentos relacionados às suas áreas de interesse profissional, geralmente de cursos superiores que almejam cursar ao fim da educação básica, iniciando assim suas pesquisas. As questões trazidas pelos estudantes, são problematizadas nas reuniões, considerando as vivências dos estudantes, seus conhecimentos prévios a fim de sanar curiosidades. Com isso espera-se que os estudantes, ao entrar no mundo científico, tenham sua curiosidade aguçada, desenvolvam a vontade de aprender e de investigar, possibilitando assim sua alfabetização científica. Como produto educacional, foi desenvolvido um site com o acervo das atividades realizadas.