Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 27/10/2023 - 09:19
Última modificação: 27/10/2023 - 09:19
Ano da defesa: 
2021

O jogo surgiu a partir da necessidade de um recurso metodológico, em busca de minimizar a dificuldade dos alunos em Matemática. Assim, ao utilizar este produto educacional, os professores de Matemática têm a possibilidade de, através do jogo, recuperar as habilidades que devem ser alcançadas para aprovação no processo de ensino. Considerado como uma ferramenta didática e seguindo as orientações curriculares, o jogo tem o intuito de vir substituir uma das avaliações da prova de recuperação, sendo que esta é pontuada de duas formas: prova escrita e trabalho, abordando os conteúdos e habilidades não alcançadas. Para o desenvolvimento do jogo, alguns fatores foram levados em consideração: o tipo de interface é adequada à faixa etária a que o software se destina; as representações das funções são de fácil reconhecimento e utilização; as orientações dadas pelo software sobre sua utilização são claras e fáceis de serem entendidas; a quantidade de informação em cada tela é apropriada à faixa etária a que se destina o software, é homogênea, de fácil leitura e não possui erros; a animação, o som, as cores e outras mídias são utilizadas com equilíbrio, evitando poluição sonora e/ou visual. O jogo se torna interativo a partir do momento ao qual o jogador tem a opção de andar livremente no mapa, podendo ir e vir a qualquer local, rever as videoaulas e os conteúdos recém aprendidos ou revistos.