Polissemia da palavra “Química”: análise de peças midiáticas

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 11/02/2023 - 09:37
Última modificação: 11/02/2023 - 09:37
Ano da defesa: 
2022
Orientador(es): 

Este produto educacional – fruto da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, a partir de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. Desta forma, este produto é uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.