Orientações para Produção de Tirinhas: Uma Proposta Didática para a Educação Financeira Escolar à luz da História da Matemática

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 11/02/2023 - 09:29
Última modificação: 11/02/2023 - 09:29
Ano da defesa: 
2022

Este material é resultado da pesquisa realizada na dissertação de mestrado da primeira autora, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. O título do trabalho é “Educação Financeira Escolar e Produção de quadrinhos: uma Proposta Didática à luz da História da Matemática”. O objetivo é apresentar algumas possibilidades metodológicas para uma proposta didática de Educação Financeira na Educação Básica. São usadas como ferramentas de estudo os conhecimentos e práticas da História da Matemática no ensino de Matemática e são propostas a criação de tirinhas pelos estudantes. A Proposta Didática sugerida nesse produto educacional é composta por uma sequência de quatro momentos, com foco nos conteúdos de porcentagem (acréscimo e decréscimo), juros simples e juros compostos. São abordados principalmente os temas financeiros relacionados à inflação, taxa Selic, compras, investimentos e financiamentos, com objetivo de auxiliar os estudantes a fazer decisões financeiras mais assertivas e inteligentes, sendo críticos com as opções que lhes são oferecidas. Os Momentos foram elaborados com base em situações reais e atuais. A Proposta Didática foi executada com estudantes de uma escola estadual na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, em um contexto simultâneo de ensino remoto e presencial, durante a pandemia do COVID-19, em setembro de 2021