Oficinas Pedagógicas: Ensino da Divisão

Orientação:
Gênero do Orientador:
Orientador

Vamos juntos discutir e refletir sobre a formação docente, pautada na importância de compreender o processo da divisão na educação básica do 1º ao 5º ano. Para tanto, elaboramos oficinas pedagógicas que consolidam este produto educacional, oriundo dos estudos da dissertação intitulada “Formação docente: contribuições acerca do conceito de divisão na perspectiva da aprendizagem significativa”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Assim, a ideia central deste material é propor um roteiro de formação para os professores, por meio de oficinas pedagógicas, apresentando-lhes uma possibilidade de se (auto)formarem para o ensino da divisão, complementando os conhecimentos obtidos ao longo de sua formação inicial e continuada. Com tal propósito, esse material foi fundamentado na Aprendizagem Significativa de Ausubel (2000) e nos Saberes Docentes de Shulman (1986), Gauthier (1998) e Tardif (2002). Logo, essas oficinas podem ajudá-lo em suas aulas, direcionando-o para uma perspectiva de como desenvolver as habilidades e as competências necessárias para ensinar divisão, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, bem como estruturar a proposta de construção do processo da divisão com a utilização de materiais manipulativos, fazendo uso de procedimentos de cálculo amparados na estimativa e no cálculo mental.