O trabalho educativo com o software de Geometria Dinâmica no quinto ano do ensino fundamental

Publicado: 16/02/2023 - 10:12
Última modificação: 16/02/2023 - 10:12
2017

A organização de todo o material desenvolvido no trabalho de pesquisa, foi dividido em duas partes com a intenção de facilitar o entendimento acerca do trabalho coletivo que aconteceu no interior de uma escola municipal. No primeiro eixo, discutimos a respeito da Trajetória do Trabalho Educativo. No segundo eixo, apresentamos a produção dos alunos para entendermos as relações envolvidas na formação do pensamento geométrico. Todas as atividades desenvolvidas com os alunos neste trabalho, serão apresentadas em um conjunto o qual classificamos como sendo o produto final desta pesquisa. procuramos compreender qual a viabilidade do trabalho com o software de Geometria Dinâmica no processo de ensinar e aprender geometria no quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública. Este projeto de pesquisa teve o subsídio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais-FAPEMIG -em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES e foram convidados a participarem deste estudo 30 alunos que cursavam o quinto ano do ensino fundamental, nos anos de 2014 e 2015, totalizando 60 alunos e duas professoras regentes das turmas. Também houve a participação de uma equipe de pesquisadores, os quais formalizaram um trabalho coletivo, cujo intuito era buscar estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem sobre o uso de tecnologias na prática pedagógica. Esta equipe foi composta por uma graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, um Mestre em Educação Matemática, duas Mestrandas do curso de Ciências e Matemática da UFU que cursavam anos diferentes, entre elas, a pesquisadora deste estudo e também laboratorista da escola pesquisada e o professor doutor orientador. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa – ação e tem uma abordagem qualitativa. O Processo de produção das informações ocorreu por meio das seguintes estratégias: aulas gravadas em vídeos e transcritas; notas de campo produzidas pela pesquisadora; aplicação de questionários e entrevistas e análise das intervenções dos estudantes em diferentes blogs. Nesta pesquisa analisamos as atividades implementadas em um determinado software pelos alunos, observando a visualização, os tipos de representações possíveis, sendo elas: gráfica, língua natural, escrita algébrica e figura. Além de fazer relações com os tipos de apreensões (sequencial, perceptiva, discursiva e operatória) baseados na teoria de Duval. Conclui-se que esta prática educativa com este software é viável para estudantes desta faixa etária e que é possível desenvolver atividades diferenciadas e instigantes que auxiliem os alunos na construção do seu conhecimento sobre geometria.