O ensino de modelos atômicos: do macro ao micro

Publicado: 08/05/2021 - 11:12
Última modificação: 11/05/2021 - 06:16
Orientação:

Proposta apresentada como produto educacional no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), sendo um mestrado profissional, da Universidade Federal de Uberlândia. O produto foi elaborado sob orientação da profa. Alexandra Epoglou. O Material contém uma sequência composta por nove aulas sobre o conteúdo de Modelos atômicos, conceito escolhido porque acredita-se que “envolve a capacidade de ampliar nossa visão, a princípio restrita a um mundo percebido, em direção a um mundo concebido e construído” (MINAS GERAIS, 2007 p. 14). Com a escolha do tema, pretende-se possibilitar o envolvimento do aluno na sua realidade, com situações reais da sua vivência, o que contribui para um processo de ensino e aprendizagem mais desafiador. A presente proposta didática buscou subsídios didáticos, teóricos e metodológicos para a introdução ao ensino de modelos atômicos, voltada para a educação básica, mais específica para o ensino fundamental, onde de fato ocorre o primeiro contato com o conceito de átomo. O material é destinado ao(à) professor(a) da Educação Básica para as aulas de Ciências da Natureza.