O ensino de funções na EJA: uma proposta didática contra o algebrismo

Publicado: 11/05/2021 - 14:14
Última modificação: 11/05/2021 - 14:14
2020

Apresenta-se neste material propostas para o ensino do conceito de função para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada “Algebrismo e o ensino de funções: uma proposta didática para a Educação de Jovens e Adultos”, cujo objetivo principal é a criação dessas propostas a fim de combater o algebrismo. Algebrismo é uma crítica ao ensino de álgebra, feita pelo professor Júlio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido por seu pseudônimo Malba Tahan, em seu livro Didática da Matemática, publicado em 1960. Nesta crítica, Malba Tahan define o que vem a ser algebrismo e algebrista, termos associados ao ensino de Matemática e que aterrorizam os estudantes, afastando-os de uma aprendizagem significativa. Já o professor algebrista é definido como “aquele que impõe aos alunos problemas obscuros, enfadonhos, irreais, sem finalidade prática ou teórica, com a única preocupação de tornar a matemática inacessível” (TAHAN, 1961, p. 46). Esse produto foi elaborado de forma a realizar uma ponte entre Ensino de Matemática e História da Educação Matemática. Propomos cinco ambientes de aprendizagem, inspirados na teoria de Beatriz D’Ambrósio (1993), contendo atividades que podem auxiliá-lo nas aulas de Matemática da EJA. Sabemos que essa modalidade de ensino possui suas especificidades e que cada sala é única. Portanto, nos ambientes dialogamos com outras possibilidades para execução dos mesmos. Esperamos que esse trabalho possa ajudá-lo na aplicação e na elaboração de atividades que possam combater o algebrismo.