“O Ensino de Ciências da Natureza sob o enfoque do tema Horta e Compostagem

Publicado: 18/05/2021 - 18:47
Última modificação: 18/05/2021 - 18:47
Orientação:

O texto refere-se a apresentação de um produto educacional cujas ações foram realizadas no âmbito do Mestrado Profissional, tendo como base “O Ensino de Ciências da Natureza sob o enfoque do tema Horta e Compostagem”. O trabalho possui o intuito de apresentar uma Sequência Didática (SD) que foi desenvolvida no ambiente escolar com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, juntamente com a participação de pais e de professores. A intenção foi a de desenvolver atividades que contemplassem boa parte dos componentes curriculares de forma contextualizada e dialógica. A intenção do projeto foi apresentar atividades que possam ser utilizadas como suporte educacional ou servirem de inspiração para o trabalho de outros docentes, com o intuito do envolvimento de diferentes práticas metodológicas e abordando diferentes componentes curriculares. Para tanto, são contempladas competências e habilidades da BCNN, referenciais para o ensino de Ciências Naturais que envolvem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (1996), visando à universalização de um ensino de qualidade, integral e para todos. Contudo, o Ensino Fundamental deve comprometer-se com uma educação com qualidade social, igualmente entendida como direito humano, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – EB (BRASIL, 2013).O período cronológico é estabelecido no ano escolar, contemplando, a partir daí, o trabalho com outros componentes curriculares e, também, a inserção de temas transversais, como Meio Ambiente, Saúde e Alimentação.