Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 10/02/2023 - 16:11
Última modificação: 10/02/2023 - 16:11
Ano da defesa: 
2022

O presente material foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, com o título “Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio” trata-se de um manual e tutorial com objetivo de auxiliar os professores de matemática, para que possam desenvolver atividades com a utilização de tecnologias digitais e a impressão da maquete em 3D, com o tema a modelagem do risco de rompimento de uma barragem de rejeitos. Para a realização da pesquisa descrita na dissertação, foi desenvolvido um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), no programa computacional FisPro (Fuzzy Inference System Professional). Esse SBRF foi transferido para a plataforma eletrônica do hardware livre Arduino que é acionado no protótipo 3D da barragem para aplicação das atividades em sala de aula, para responder as questões norteadoras do trabalho: como propor uma sequência didática da lógica fuzzy? é possível ensinar lógica fuzzy no ensino médio? Em razão disso, foram elaboradas dez atividades dinâmicas para desenvolver todo o conteúdo com os estudantes, incluindo a revisão de conjuntos numéricos e a introdução de conjuntos fuzzy, que por meio da construção do SBRF, pode calcular o risco de rompimento de uma barragem, portanto, o manual tem a finalidade de descrever a construção da maquete, para uma melhor visualização do rompimento da barragem.