Mecânica Quântica: Um recorte de informações da internet

Publicado: 10/02/2023 - 15:19
Última modificação: 10/02/2023 - 15:19
Orientador(es):

Este trabalho é o Produto Educacional vinculado à dissertação “FÍSICA QUÂNTICA, CIÊNCIA E PSEUDOCIÊNCIA: Um olhar analítico sobre o termo quântica na internet”, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. As reflexões que construímos neste trabalho, buscaram reunir informações básicas sobre ciência e pseudociência que acreditamos ser importantes para as reflexões sobre esse tema. Para ilustrar, trouxemos uma reflexão sobre a Mecânica Quântica e como muitas pseudociências tentam se relacionar com essa ciência. A nossa preocupação acerca das pseudociências é com relação a facilidade da propagação de informação por meio da internet e outras mídias digitais, que tem o potencial de disseminar o “desconhecimento científico” (BRANCO, 2017, 51-61). Quando pesquisamos algo na internet, é possível ter acesso a uma grande variedade de informações. Isso pode ocasionar uma certa dificuldade de estabelecer quais são as informações confiáveis, visto que é comum encontrarmos conceitos errados e conteúdos que fomentam discussões pseudocientíficas. O que pode direcionar as pessoas para acreditar nas informações que se adequem às suas crenças e que não levem em consideração o viés científico do tema (SINATRA et. al., 2014; KAHAN et. al., 2010). Neste sentido, é importante que nós (professores) tenhamos subsídios para fomentar discussões sobre ciência e pseudociência junto aos nossos estudantes. Para isso, apresentamos exemplos do que encontramos como científico e pseudocientífico em uma busca no Google. Esperamos que façam um ótimo uso deste trabalho!