ITUIUTEMPO: uma proposta didática para o ensino de Matemática na EJA

Publicado: 11/05/2021 - 06:01
Última modificação: 11/05/2021 - 06:01
2020

Este produto educacional é parte do processo da escrita da dissertação “A representação do tempo vivido e praticado na vida dos estudantes da alfabetização/EJA: um estudo etnomatemático” do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – Universidade Federal de Uberlândia. Nele constam as orientações para a utilização de um jogo de cartas para se trabalhar com estudantes adultos da EJA a noção de tempo por uma perspectiva etnomatemática. Neste jogo foram considerados elementos socioculturais próprios que fazem parte da história de vida dos próprios estudantes. Trabalhar a noção de tempo com os estudantes adultos, em uma perspectiva etnomatemática, em que se reconhece e respeita o passado cultural deles, não só lhes daria confiança em seu próprio conhecimento e na sua habilidade de conhecer, como também lhes conferiria “certa dignidade cultural” (D’AMBRÓSIO, 1985, p. 5). O texto foi elaborado, por um lado, compartilhando ações desenvolvidas com a turma de Alfabetização/EJA em uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG; por outro, dialogando com algumas percepções e olhares da pesquisadora que podem auxiliá-lo a (re)pensar sua prática docente e/ou pesquisas em educação.