Inspirações para o ensino-aprendizagem de Botânica

Publicado: 11/02/2023 - 09:20
Última modificação: 11/02/2023 - 09:20
Orientador(es):

Nossa proposta oferece aos docentes da Educação Básica, um conjunto de sugestões para planejamentos, que os auxiliem na preparação da abordagem do conhecimento botânico no Ensino Fundamental. Considerando a importância do conhecimento ser desenvolvido, com os estudantes, de maneira significativa e dialogada, propomos aqui a possibilidade de aulas que promovam a participação ativa dos educandos como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem. As abordagens aqui apresentadas: “Diversidade de formas: composição e funções ,“Diversidade de plantas”, e “Reprodução e Evolução”, foram definidas considerando que a partir dessas aulas, os estudantes seriam estimulados a se relacionarem com o conhecimento sobre os vegetais de maneira mais simples e natural. Para isso, vamos ilustrar como o conhecimento botânico pode ser desenvolvido nos eixos temáticos elencados pela Base, com exemplos de atividades encontradas na literatura. As sugestões e orientações apresentadas são resultados de uma pesquisa em sites, perfis em redes sociais relacionados ao ensino de Botânica, no Portal do Professor do Ministérios da Educação, entre outros espaços e documentos. Apresentamos projetos simples, mais próximos do cotidiano ou condições do/a docente e do/a estudante, para que o conhecimento seja adquirido de forma gradativa. E, que nos resultados dos experimentos, exposições e diálogos realizados, a aprendizagem faça sentido na vida do/a professor/a e do/a estudante. Desejamos que o assunto seja interessante e promova sempre diálogos reflexivos, entre professor-estudante, que se relacionem aos temas da atualidade. Que as propostas apresentadas estimulem a criatividade e as possibilidades para que os(as) professores(as) abordem a Botânica enfrentando os desafios com os quais se deparam na sua ação docente. Cada vez mais temos a necessidade de articular o ensino e a aprendizagem, o conteúdo e a forma de construí-lo, proporcionando, cada vez mais, um ambiente escolar favorável à aprendizagem, no qual todas as ações favoreçam o processo múltiplo, complexo e relacional de conhecer e incorporar dados novos ao repertório de significados. Uma vez que, aprender significa estabelecer relações, é necessário que as atividades propostas estejam relacionadas ao universo de conhecimentos, experiências e vivências do estudante, para que, a partir daí ele possa ir além, ultrapassar o senso comum. Este documento traz também alguns exemplos de atividades realizadas pela autora, professora da educação básica e, ainda, algumas referências para abordagem sobre meio ambiente: biodiversidade e sustentabilidade.