História da Tabela Periódica

Publicado: 27/10/2023 - 09:43
Última modificação: 27/10/2023 - 09:43
2021

Esta sequência didática que está em suas mãos é fruto da dissertação de mestrado Proposta de Ensino de Tabela Periódica: Uma Abordagem Alternativa a Partir da História da Ciência, como pré­-requisito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia – PPGECM­UFU para o autor alcançar o título de mestre em ensino de ciências. O tema central, como o caro leitor perceberá, é o desenvolvimento histórico da Lei Periódica, abordando o conteúdo geralmente trabalhado nos 1º anos do Ensino Médio sob o título Tabela Periódica por um viés histórico. As aulas focam nos seguintes tópicos: explicar o contexto histórico da construção do instrumento, discutir o surgimento da ideia de periodicidade, os muitos trabalhos que surgiram que contribuíram para a formação da TP, discutir o surgimento da ideia de Lei Periódica e mostrar a TP atualmente utilizada. Com essa abordagem histórica acredita­-se que os alunos terão uma visão mais crítica e contextualizada da construção da Tabela Periódica, bem como do uso deste instrumento. Além disso, os estudantes terão melhor visão da natureza da Ciência, isto é, da forma como se fez e se faz Ciência, e dos cientistas também, entendendo que são seres humanos tão influenciados por seus contextos histórico, político e social quanto qualquer um de nós.