Guia para o planejamento de visitas a Museus de Ciências

Publicado: 18/02/2022 - 14:56
Última modificação: 18/02/2022 - 14:58
Orientação:

Diante das experiências enriquecedoras vivenciadas junto aos meus estudantes em espaços não formais de ensino, como museus de Ciências, e dos desafios encontrados para planejar e organizar as visitas, surgiu a proposta desse “Guia para planejamento de visitas a museus de Ciências”. O material foi elaborado com intuito de auxiliar outros professores a planejarem suas visitas presenciais ou virtuais. O guia oferece orientações e sugestões de planejamento para visitas a museus a partir do desenvolvimento dos três momentos (antes, durante e após a visita) elaborados pelas autoras a partir de suas vivências e baseados em estudos com essa abordagem. O Guia também apresenta diversas opções de Museus de Ciências com suas respectivas informações para auxiliar o professor no momento da escolha do local. O Guia foi enviado a grupos de professores de Ciências da rede pública e privada, com o propósito de que estes conhecessem e avaliassem o produto a partir da análise do arquivo e possível aplicação do mesmo com seus respectivos estudantes. Foi proposto, após aplicação do produto didático, o preenchimento de um questionário, disponibilizado de forma online, através da plataforma Google Forms, para avaliação do Guia e registro de sugestões para sua melhoria. Esta versão conta com a colaboração e sugestões dos professores e avaliadores.

O produto também está disponível no figshare: