Guia para implementação dos recursos educacionais desenvolvidos na pesquisa: Modelagem Matemática da Voz, Trigonometria e Robótica: Atividades Interativas

Publicado: 15/05/2021 - 09:21
Última modificação: 15/05/2021 - 09:21
2020

O presente material foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, com o título MODELAGEM MATEMÁTICA DA VOZ, TRIGONOMETRIA E ROBÓTICA: ATIVIDADES INTERATIVAS e trata-se de um manual e tutorial com objetivo de auxiliar os professores de matemática para que possam desenvolver atividades com a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com tema modelagem da voz e robótica. Tem como finalidade integrar a realidade, modelagem matemática do som de uma vogal e um robô, à matemática com o intuito de dar sentido aos conceitos de trigonometria, em especial às funções seno e cosseno. Para a realização da pesquisa descrita na dissertação foi desenvolvido um programa computacional no Octave e o DrawBot (robô que desenha) para implantação das atividades em sala de aula e responder à questão norteadora do trabalho: É possível o desenvolvimento de atividades a partir da união entre modelagem matemática e robótica de forma a contextualizar e aplicar conceitos de funções trigonométricas em sala de aula com a participação ativa dos alunos?. Em vista disso, foi feita uma atividade interativa onde os alunos participam de forma interativa e o som de suas vozes são utilizadas para demonstrar que o som de uma vogal pode ser expresso por uma soma de senos e os parâmetros dessas funções podem ser demonstrados a partir da comparação da voz masculina e feminina. A integração com a robótica ocorre no momento em que o sinal de voz é desenhado pelo DrawBot. Além disso, foi desenvolvida outra atividade interativa com o dispositivo robótico Drawbot, de forma a explorar diferentes possibilidades didáticas para a função trigonométrica com base no desenho de formas geométricas. Todos os materiais e programas computacionais utilizados nas atividades foram projetados e construídos a partir de softwares gratuitos e de componentes acessíveis de baixo custo de forma que sua replicação seja possível pelos professores.