Guia de Orientações para a Escola coformadora de professores da Educação Básica

Publicado: 27/10/2023 - 11:22
Última modificação: 27/10/2023 - 11:22
Orientador(es):

O Guia de Orientações para a Escola coformadora de professores da Educação Básica, é o produto educacional da pesquisa “A ESCOLA E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMO COFORMADORES NA FORMAÇÃO INICIAL” e surgiu das concepções dos professores em relação ao Estágio Supervisionado da Licenciatura. Tal atividade, na formação inicial de um professor da educação básica, é de extrema importância para este professor e para a Escola que o recebe. Para a maioria dos gestores, professores e estagiários ainda há uma falta de clareza de seus papéis nessa relação que se estabelece entre Escola Básica (EB) e Instituições de Ensino Superior (IES). Como professora e gestora em uma escola pública da rede municipal, em Uberlândia - MG, compartilho com colegas da necessidade de um diálogo mais esclarecedor que envolva os profissionais da educação que atuam na Escola, o estagiário e o orientador de estágio - o professor da IES, que garanta o estabelecimento de uma parceria efetiva para a formação de professores. Neste Guia trazemos alguns elementos que, por meio de nossa pesquisa, se mostraram importantes para se estabelecer o papel coformador da escola e seus integrantes, tais como: oferecer aos professores a oportunidade de conhecer ou reconhecer as Normativas que regem os estágios, que estabelecem a parceria com a Escola campo de estágio e asseguram suas atribuições. Ele promove uma acolhida aos estagiários, professores supervisores, orientadores e gestão escolar. Efetiva a apresentação e permissão de convivência e utilização dos espaços escolares, entre aqueles que compartilharão o mesmo espaço, por um período determinado de tempo.