Geometria espacial: uma sequência didática para o ensino médio

Produto Educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 27/10/2023 - 11:46
Última modificação: 27/10/2023 - 11:46
Ano da defesa: 
2023
Orientador(es): 

Este produto educacional foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, sendo parte da dissertação de Mestrado Profissional defendida por esta pesquisadora. Trata-se de uma proposta didática na forma de uma sequência de atividades para o ensino básico de Geometria Espacial, direcionada a alunos do ensino médio - considerando que talvez não tenham aprendido os conceitos de geometria no ensino fundamental pós-pandemia. A sequência didática aqui apresentada é formada por várias atividades agrupadas em três módulos: o primeiro módulo é formado por atividades de classificação com auxílio de materiais concretos (sólidos geométricos confeccionados de acrílico e de papel rígido) para a formação do conceito de poliedros (convexos e não convexos, regulares e não regulares, relação de Euler, prismas e pirâmides); no segundo módulo acrescentam-se folhas impressas com planificações de figuras espaciais; e o terceiro módulo é formado por instruções básicas para manipulação do software GeoGebra, tutorial de construções de sólidos geométricos e tarefas de construção a serem desenvolvidas pelos alunos. Para melhor orientar o leitor, são descritas as atividades contendo seus objetivos, o roteiro de aplicação e os materiais previstos. Tomando-se como base a experiência vivenciada pela autora quando aplicou essa sequência didática a seus alunos do segundo ano do ensino médio, são apresentados alguns diálogos que aconteceram durante as aulas e alguns registros feitos pelos alunos (definições próprias, classificações/nomeações e desenhos em perspectivas de figuras, planificações e construções das figuras geométricas espaciais com o uso do software Geogebra).