Estequiometria para além da regra de três

por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 12/05/2021 - 15:06
Última modificação: 12/05/2021 - 15:06
Ano da defesa: 
2019
Orientação: 
Coorientação: 
Coorientador: Deividi Márcio Marques - UFU

Estequiometria para além da regra de três é uma proposta que tem por objetivo facilitar o ensino da estequiometria usando como motivação um contexto histórico, que mostra o surgimento e evolução das famosas “Leis Ponderais”, e apresenta ao professor exemplos de situações de aprendizagem que auxiliam no desenvolvimento da aula. Essas situações envolvem experimentos e atividades planejadas de forma a favorecer aos alunos o exercício de observar, indagar, avaliar dados, exercitar o raciocínio e a argumentação, dentre outras habilidades. Professor, neste material você vai vivenciar o contexto histórico em que surgiram as leis que regem a estequiometria de forma inédita, percebendo a existência de um modelo de ciência no qual os cientistas interagiam, discutiam e pensavam juntos. Dessa forma, você terá aqui um suporte para trabalhar a parte histórica, bem como situações de aprendizagem inspiradas na teoria da aprendizagem de Vergnaud, a famosa Teoria dos Campos Conceituais, que poderão ser utilizadas em suas aulas.