Educação Matemática Inventiva: propostas de aprendizagem para a sala de aula

Publicado: 27/10/2023 - 11:07
Última modificação: 27/10/2023 - 11:07
2023

Este material é resultado da pesquisa realizada na dissertação de mestrado intitulada 'Educação Matemática Inventiva: Propostas de aprendizagem para a sala de aula', vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo central é auxiliar e motivar os professores a utilizarem em suas práticas educativas alguns recursos tecnológicos. Apresentamos neste produto educacional alguns projetos que foram desenvolvidos por Residentes Pedagógicos (RP) do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. As ações presentes são frutos de experiências de ensino que foram utilizadas com estudantes da rede pública, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No entanto, tais experiências podem ser adaptadas para outras etapas da educação. Essas propostas se apoiam na perspectiva da Educação Matemática Inventiva (Silva, 2020; Silva & Souza Jr., 2019, 2020a, 2020b) e nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), mais precisamente nas competências dois, quatro e cinco.