Desenvolvimento do raciocínio proporcional: uma sequência didática para o sexto ano do Ensino Fundamental

Publicado: 11/05/2021 - 10:54
Última modificação: 11/05/2021 - 10:54
2016

Este produto, realizado no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, visa apresentar uma sequência didática como produto educacional, para favorecer o desenvolvimento do raciocínio proporcional tendo como suporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. A sequência didática aqui apresentada foi aplicada em uma sala de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Ituiutaba/MG. Esta sequência pode ser utilizada e/ou adaptada pelo professor(a) para introduzir o conceito de razão.