Publicado: 19/05/2021 - 14:13
Última modificação: 19/05/2021 - 14:13
2018

Este produto é fruto da dissertação de mestrado que se intitula “Contribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem”. A pesquisa registrada na dissertação foi produzida durante a participação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da professora. Dra. Fabiana Fiorezi de Marco. Para analisar o material produzido no desenvolvimento da proposta, como aporte metodológico, recorremos à ideia de episódios (MOURA, 2004), que propõe a escolha de momentos - frases escritas ou faladas, gestos e ações - que explicitam ações reveladoras do processo de formação dos sujeitos participantes. A intenção desse produto é oferecer à comunidade matemática propostas de ensino que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático, em especial compreender um pouco do movimento do processo percorrido pelos alunos para a construção do conceito de porcentagem e considerações que possam contribuir com o ensino de tal conceito. Espera-se que a pesquisa e seu produto contribuam tanto para a formação inicial quanto para a continuada de professores de Matemática, especialmente para aqueles que atuam ou atuarão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Básica. Por meio da pesquisa realizada foi possível inferir que compreender os conceitos de razão, de proporção e também operar com as quatro operações básicas envolvendo os números racionais são elementos importantes para que o conceito de porcentagem deixe de ser visto apenas como fração sendo parte do todo. Ressalta-se que o produto aqui apresentado poderá sofrer alterações, considerando que os alunos podem apresentar outros resultados, discussões e análises, fazendo surgir outros desdobramentos, diferentes daqueles evidenciados durante a pesquisa.