Congruência de triângulos no Geogebra: uma proposta didática para o Ensino Fundamental

Publicado: 13/05/2021 - 14:36
Última modificação: 13/05/2021 - 14:36
2018

Produto Educacional apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Trata-se de uma sequência didática direcionada a alunos do ensino fundamental para a formação do conceito de congruência de triângulos a partir de atividades no software Geogebra. O trabalho é fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Esta sequência didática é formada por oito atividades e foi aplicada a trinta alunos de uma escola pública no decorrer de vinte aulas regulares, caracterizando a chamada pesquisa do professor. O material que será disponibilizado neste Produto Educacional possui características para que seja considerado potencialmente significativo. Na análise desta sequência didática foram identificados os níveis 1, 2 e 3 de pensamento geométrico requeridos nas atividades bem como elencadas as habilidades geométricas de visualização, desenho, verbal, lógica e aplicações.