Área de figuras planas: uma proposta de ensino com modelagem matemática

Publicado: 11/05/2021 - 10:58
Última modificação: 11/05/2021 - 10:58
2015

Esta é uma proposta didática para o ensino de geometria produzida no âmbito do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia e é parte da dissertação defendida por este autor. A proposta tem como tema o conteúdo Área de Figuras Planas e contempla o ensino de conceitos e de procedimentos, além de promover o desenvolvimento de atitudes favoráveis à geometria. Esta proposta de ensino é composta por duas partes. A primeira parte contempla uma sequência didática, isto e, uma série de atividades sequenciadas e que devem ser aplicadas em várias aulas, visando à aprendizagem dos conceitos de área e de suas medidas e também do cálculo das áreas das principais figuras geométricas planas. As atividades contemplam composição e decomposição de figuras, simulando ações com materiais concretos e buscam incentivar a investigação e a compreensão em geometria. Na segunda parte é apresentada uma sugestão de trabalho com modelagem matemática com logotipos figurais, em que os alunos escolhem um logotipo, identificam formas, atribuem medidas, calculam as áreas e depois constroem o desenho no computador, utilizando o software Geogebra. Busca-se, com este tipo de atividade, incentivar o uso de tecnologias, despertar a criatividade e desenvolver atitudes favoráveis à geometria.