Arborização urbana: um tema para o ensino de Ciências

Publicado: 27/10/2023 - 11:18
Última modificação: 27/10/2023 - 11:18
Autor(es):
Orientador(es):

A arborização urbana, temática dessa investigação, em nosso entendimento e principalmente dos autores consultados como referencial teórico para a fundamentação dessa Sequência Didática (SD), é fator primordial para a promoção do bem-estar do ambiente urbano. Diante dessa convicção, desenvolvemos uma SD com o intuito de propor uma ferramenta didática que possa contribuir com a divulgação e confirmação dos benefícios que esse componente urbano pode oferecer à sociedade e ao meio ambiente. Esperamos com esse trabalho cooperar no ambiente escolar para a formação de cidadãos críticos, conscientes e politizados do dever de preservar da necessidade de conservar, melhorar e interferir positivamente no meio ambiente onde residem e convivem estabelecendo relações com outras pessoas e com o meio ambiente. As atividades de ensino e aprendizagem para essa SD foram desenvolvidas na ótica dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), esse método didático é organizado em três etapas distintas que são Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Embora os momentos sejam distintos, eles se integram por meio da troca de informação, experiências, vivências e conhecimento entre professor e aluno e nessa perspectiva de um diálogo horizontal, se chega à construção do conhecimento.