Aprendizagem significativa de sistemas de equações de 1o grau: uma sequência didática para alunos do ensino fundamental

Publicado: 27/10/2023 - 10:23
Última modificação: 27/10/2023 - 10:23
Orientador(es):

Este produto educacional foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, sendo parte da dissertação defendida por este pesquisador. Trata-se de uma proposta didática na forma de uma sequência de atividades direcionadas a alunos do 8.º ano do ensino fundamental com o tema Sistemas de Equações do 1º Grau e visa, especificamente, à aprendizagem de uma estratégia para solucionar os sistemas – que é diferente dos métodos de substituição, adição e de comparação normalmente ensinados nas aulas de matemática do ensino fundamental. Apresentando vários problemas com figuras, buscou-se a aprendizagem desta estratégia algébrica a partir de estratégias aritméticas de resolução já conhecidas pelos alunos. O trabalho tem fundamentação na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e nos teóricos que tratam da resolução de problemas nas aulas de matemática e do desenvolvimento do pensamento algébrico.