Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática para o Ensino Fundamental

Publicado: 13/05/2021 - 14:27
Última modificação: 13/05/2021 - 14:27
2017

Produto Educacional da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre no Curso de Mestrado Profissional. Trata-se de uma proposta direcionada a alunos do ensino fundamental para formação do conceito de volume a partir de atividades com materiais concretos. O trabalho está fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A proposta é formada por uma sequência de atividades para o ensino do conceito de volume, a partir da articulação com outras grandezas, como massa, capacidade e densidade. Para isso, são sugeridas tarefas envolvendo questionamentos a fim de ativar os conhecimentos prévios acerca das ideias de volume, capacidade e massa e também a manipulação de diversos materiais, como caixas, vasilhames, material dourado, balança etc.