Aprendizagem ativa por meio da experimentação remota: um estudo da calorimetria

Publicado: 24/05/2021 - 15:22
Última modificação: 24/05/2021 - 15:22
Orientação:

Este material constitui uma proposta didática com a utilização de metodologias que promovam a aprendizagem ativa e com uso de experimentação remota, no estudo da Calorimetria. Este material constitui uma proposta didática com a utilização de metodologias que promovam a aprendizagem ativa e com uso de experimentação remota, no estudo da Calorimetria. As aulas foram planejadas de modo que os alunos adquiram autonomia no processo de ensino-aprendizagem e o professor seja um orientador, motivador e facilitador desse processo. O diálogo e a liberdade de expressão dos alunos em sala de aula devem ser levados em consideração ao se utilizar tais metodologias, promovendo um ambiente em que o estudante se sinta à vontade para participar. A sequência didática apresentada prevê a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) tanto em sala de aula quanto pelos estudantes em casa, portanto é necessário que o professor verifique a viabilidade de sua aplicação com antecedência.