Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola

por Portal PPG
Publicado: 23/06/2021 - 13:41
Última modificação: 27/10/2023 - 09:21

XIII Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) promove, em 2023, o XIII EMIE com a temática “Desafios e perspectivas para a Educação Básica na contemporaneidade” objetivando dar continuidade aos intercâmbios participativos e democráticos entre a Educação Básica e o Ensino Superior, buscando enriquecer as investigações, experiências, saberes e práticas pedagógicas, além de apostar na ampliação das condições de implementação de ações conjuntas entre redes de articulações formativas entre a Universidade e a Escola.

Tal edição se consagra, mais uma vez, como um espaço para a socialização de experiências didático-pedagógicas entre profissionais da Educação Básica; estudantes e egressos/as do PPGECM; investigadores/as da área de Ensino de Ciências e Matemática oriundos de contextos formais (universitários e/ou escolares) e não formais; estudantes de cursos de Licenciatura; e demais profissionais de outros setores da sociedade interessados em dialogar com as experimentações neste campo científico, nos âmbitos regional e estadual.

 

Expediente

O EMIE é organizado por docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e a publicação dos anais ocorre anualmente. Este evento conta com o apoio do PPGECM, PROPP, PROEXC, PROGRAD, CAPES e unidades consorciadas do Programa: FAMAT, ICENP, INFIS e IQUFU. 

 

Mostra de Produtos Educacionais do PPGEM

A MOSTRA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFU e tem como intuito promover a socialização dos trabalhos e dar maior visibilidade aos Produtos elaborados pelos pós-graduandos. Em 2021 realizamos a primeira Mostra, como parte do XII Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola (EMIE) / II Seminário do Programa Residência Pedagógica e VIII Seminário do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – UFU.

Nosso intuito foi promover os trabalhos e dar maior visibilidade aos Produtos elaborados pelos pós-graduandos de nosso Programa e as apresentações anteriores podem ser assistidas em: https://www.youtube.com/watch?v=YW5xtVMtSjw&t=197s. Os produtos educacionais, resultantes das pesquisas dos pós-graduandos dos Programas de pós-graduação profissionais são importantes conquistas de nossos professores e profissionais da educação pesquisadores.

E, a importância desta produção não se encerra em sua elaboração, mas se torna um material de grande importância para o(s) autor(es), para o Programa ao qual se insere e principalmente para o sistema educacional por ser genuinamente do profissional da área de educação. Assim, sua divulgação e compartilhamento entre os pares é imprescindível para que os esforços e conhecimentos gerados possam ter o alcance desejável. A realização da I Mostra de Produtos Educacionais, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, se revelou um profícuo espaço-tempo formativo de diálogos e trocas entre os participantes. O que nos motiva a dar continuidade a esta atividade.

 

Normas para publicação

O evento contempla a submissão de Resumos Expandidos (para Grupos de Trabalho) e Resumos simples (para a 2a Mostra de Produtos Educacionais PPGECM). Os trabalhos são avaliados por um comitê científico. A elaboração dos trabalhos deve seguir as orientações: https://mgscconsultoria.com.br/site/xiiiemie/submissao-de-trabalhos/.

 

Histórico do evento

A história dos Encontros Mineiros sobre Investigação na Escola (EMIE) mostra o seu caráter de socialização de saberes, reflexões de práticas pedagógicas contextualizadas e ações de investigação escolar, e, da ampliação das discussões gestadas nos/pelos atravessamentos formativos entre a universidade e a escola.

O EMIE acontece desde 2010, na região do Triângulo Mineiro, preconizando a promoção do diálogo, a socialização de resultados de experiências didático-pedagógicas e a investigação-ação da prática pedagógica entre licenciandos/as, professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior. Desde então, anualmente, são promovidos os encontros. A partir de 2014, em sua 5ª edição, o evento passou a ser organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (PPGECM/UFU) e, em 2020 e 2021, os eventos ocorreram de forma virtual em função da pandemia de COVID-19.

O conjunto de encontros – I EMIE (2010); II EMIE (2011); III EMIE (2012); IV EMIE (2013); V EMIE (2014); VI EMIE (2015); VII EMIE (2016); VIII EMIE (2017); IX EMIE (2018); X EMIE (2019); XI EMIE (2020); XII EMIE (2021) – foi marcado pela participação expressiva de professores/as de diferentes níveis e modalidades de ensino, pesquisadores/as da área e estudantes de cursos de licenciaturas, pedagogia e pós-graduação, possibilitando a socialização de reflexões e experiências docentes advindas das práticas desenvolvidas nos contextos da escola básica, da formação inicial docente e das pesquisas recentes da área. A sistematização dos trabalhos submetidos e apresentados encontra-se publicada na íntegra em anais das respectivas edições do evento, sendo amplamente utilizados em pesquisas acadêmicas e em cursos de graduação e pós-graduação, como inclusive por professores/as no cotidiano da Educação Básica.

No espaço-tempo de 13 anos de existência, os Encontros Mineiros foram se constituindo em espaços coletivos de partilhas, construção de saberes e estreitamento de laços com ações realizadas nas escolas e na interação entre estas e as Universidades, o que tem sido um desafio constante e insistentemente enfrentado. Com isso, a história dos EMIE é marcada por co-implicações em registros e reflexões com a cultura de investigação-ação da prática pedagógica; o desenvolvimento de coletivo de professores/as investigadores/as; os saberes pedagógicos e identidade profissional; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Educação Científica; objetos de aprendizagem; as políticas de currículos e histórias de vida profissional; os estudos freireanos e a educação escolar, bem como por atravessamentos em ações de investigação escolar e da prática da reflexão coletiva.

Tendo em vista que os EMIE anteriores tiveram temáticas relacionadas à formação acadêmico-profissional, às práticas pedagógicas, às políticas de currículo, à Educação Científica, aos contextos escolares e aos processos formativos-investigativos entre Universidade-Escola, a proposta do XIII EMIE é colocar em evidência o nível de ensino que está sempre em foco nas discussões de tais temáticas: a Educação Básica.

Sob a Educação Básica perpassam na contemporaneidade um campo de lutas e resistências ao contexto político de ataques e disputas que estamos atravessando, de modo específico na educação escolar brasileira, com uma política nacional na contramão das preocupações pautadas na reflexão dos processos formativos e na consonância com as demandas da escola básica democrática, laica, universal e inclusiva. Esses serão os grandes desafios, perspectivas e possibilidades que se materializarão nas áreas temáticas das diferentes vivências formativas da composição do evento, nas quais pesquisadores/as, professores/as, licenciandos/as e a comunidade em geral estarão envolvidos/as.

 

Contato:

Secretaria do Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Av. João Naves de Ávila, 2121. CEP: 38400-902

Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Campus Santa Mônica - Bloco 1A - Sala 207A

Telefone: 34 3230-9419

Endereço eletrônico: emies.mg@gmail.com