IX EMIE - Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola

Contato:
Adevailton Bernardo dos Santos
Público-alvo:
Professores em exercício e em formação da Educação Básica, professores e pesquisadores da área de ensino
Local:
Campus Santa Mônica - Universidade Federal de Uberlândia

Os Encontros sobre investigação na escola constituem uma oportunidade de promover o diálogo, a socialização de produções e resultados de experiências didático-pedagógicas entre professores das escolas e da universidade e estudantes da Licenciatura e da pós-graduação. Nesta perspectiva, será promovido o IX Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, pelo PPGECM-UFU (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), com apoio da UNIUBE, do ICENP-UFU Pontal; do ICHPO-UFU Pontal; da PROGRAD-UFU e da PROEXC-UFU. Esse evento constitui uma forma de dar continuidade às interações iniciadas com a realização dos Encontros Mineiros Sobre Investigação na Escola anteriores, bem como de ampliar as ações, especialmente nos âmbitos regional e estadual.

A importância do evento para a Educação pode ser caracterizada pelos seguintes objetivos:

• a. Colocar em evidencia/debate a perspectiva dialógica, reflexiva e formativa de professores, tendo como base atividades/ações que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas.
  • b. Incentivar/fomentar ações escolares que foquem inovações do processo de ensino e aprendizagem, em especial àquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente.
  • c. Discutir, contrastar, avaliar e socializar os resultados de experiências escolares inovadoras, em ambientes que congreguem coletivos de professores que debatem e avaliem suas investigações didáticas;
  • d. Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores.
  • e. Fomentar a criação e o desenvolvimento de coletivos de professores investigadores como forma de garantir a continuidade da qualificação da educação escolar.